Dicas para organizar a sua coleção de DVDS ou Blu-rays

Uma dúvida frequente para os colecionares é de como organizar sua coleção de DVD ou Blu-ray. A verdade é que não existe uma maneira correta e tudo depende da preferência do colecionador.

Coleção de DVD

Mas é claro que antes de qualquer coisa, é essencial uma estante colecionador para melhor organizar e expor a coleção. A seguir apresentamos algumas sugestões de organização:

  • Ano

Ao organizar sua coleção por ano de lançamento, o resultado final permite que você compreenda a evolução do cinema.

Porém, para quem gosta de ter séries de filmes juntas, isso pode causar um problema. Os filmes de Star Wars acabariam ficando lugares bem diferentes: na parte dos filmes de 1977, 1980, 1983, 1999, 2002, 2005 e 2015. Você precisaria ter uma boa memória para localizar algum desses filmes rapidamente.

 

  • Ordem Alfabética

A maior vantagem de organizar a sua coleção em ordem alfabética é a rápida localização de qualquer filme. Você apenas precisa definir se como irá considerar os títulos que começam por artigo. Por exemplo: você pode colocar “O Poderoso Chefão” na seção que começa por “O” ou “P”.

O problema da organização em ordem alfabética, assim como a de ano, é que algumas continuações de filmes podem acabar separadas. Assim, a Trilogia dos Dólares de Sergio Leone, com os filmes “Por um punhado de Dólares”, “Por uns dólares a mais” e “Três homens em conflito” ficaria separada na sua estante colecionador.

 

  • Gênero

O gênero é uma solução prática, pois permite subdivisões. Você pode categorizar seus filmes nos diversos gêneros cinematográficos e, dentro de cada gênero, optar por mais uma forma de organização. Assim, no gênero “Ficção Científica”, você pode optar por dispor seus DVDs/ Blu-rays por ano, ordem alfabética, filmes de determinados atores ou diretores, etc.

 

  • Cor

Organizar sua coleção pela cor resulta em uma estante esteticamente bonita e faz com que ela receba um destaque especial no cômodo em que ela está. Porém, assim como na organização por ano, você precisará ter uma boa memória para localizar determinado filme. Mas é claro que isso não é nenhum problema, afinal de contas os colecionadores conhecem muito bem cada item da sua coleção.

 

  • Nacionalidade

Esse tipo de organização é ideal para quem tem um gosto mais eclético por filmes. Se na sua coleção houver uma grande quantidade de filmes estrangeiros não americanos, organizar por nacionalidade é uma boa maneira de organização. Isso ajuda na localização rápida e fácil de um filme da nacionalidade que você estiver procurando.

Assim como na organização por gênero, organizar por nacionalidade também permite que os filmes de cada país possam ser suborganizados.

Razões para investir em uma estante colecionador

Para que você consiga organizar sua coleção da maneira que achar melhor, é importante ter uma estante de qualidade. Afinal de contas, uma estante não é um objeto que deve ser trocado tão cedo.

Por isso, você sempre deve buscar uma marca referência no mercado quando o assunto é coleção.

Postagens Recentes

Deixe um comentário